Como fazer um relatório de estágio: Modelos, Dicas

Está com dúvidas sobre como fazer relatório de estágio? Confira as dicas e orientações que deixamos aqui. Saiba como fazer um relatório de estágio completo e quais são as informações que esse documento deve conter. É normal que o estagiário fique com dúvidas na elaboração, mas nada melhor do que exemplos e dicas para explicar como funciona.

Como fazer um relatório de estágio

Como fazer um relatório de estágio

O que é e como fazer um relatório de estágio?

Primeiramente, é necessário que você entenda o que é um relatório de estágio antes de aprender como fazer o mesmo. Como o próprio nome já diz, esse documento é onde você relata sua experiência de estágio que realizou.

Praticamente todas as Universidades públicas e privadas cobram esse relatório por parte dos alunos, portanto, é um assunto importante e todos os envolvidos devem ter conhecimento sobre como fazer a elaboração correta do mesmo.

Veja quais são os principais pontos desse documento:

  • Documento onde o aluno informa os principais pontos do estágio;
  • O documento disponibiliza os dados da empresa e as funções exercidas durante o estágio;
  • Relatório não muito extenso, depende do modelo adotado pela universidade;
  • Entregue, normalmente, no final da matéria de estágio ou programa, conforme organização da universidade.

Agora que você já sabe como funciona, o próximo passo é saber como fazer. Separamos algumas dicas de como fazer relatório de estágio e disponibilizamos no próximo tópico.

✱ Ainda procurando por sua vaga? Inscreva-se em:
  ➟  Estágio Santander
 ➟   Estágio Banco do Brasil
    


Dicas de como fazer um relatório de estágio

Normalmente, as próprias universidades disponibilizam o modelo padrão para que os estagiários enviem o relatório, mas se isso não ocorrer com você, basta utilizar algum pronto modelo como referência.

É importante que você tenha conhecimento sobre alguns pontos importantes sobre esse documento, começando pelo tamanho dele:

  • Tamanho médio do documento: de 15 a 80 páginas, dependendo da quantidade de tempo de estágio na empresa.

Para ficar mais fácil do aluno entender como fazer um relatório de estágio, disponibilizamos abaixo algumas dicas importantes, veja qual é a estrutura desse documento:

Introdução: parte onde você deverá contextualizar o seu programa de estágio;

Sumário: um sumário normal como em qualquer outro documento, onde você deverá informar as páginas de cada conteúdo do relatório;

Descrição da empresa: nessa parte você menciona onde realizou o seu estágio, qual o mercado que a empresa atua, qual foi o cargo exercido e também as funções realizadas;

Descrição das atividades: nessa parte você irá descrever quais foram as atividades realizadas durante o estágio;

Conclusão: aqui você pode informar os pontos negativos do estágio e o que ele contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.


Modelos de relatório de Estágio

Caso a sua universidade não disponibilize um modelo padrão para envio do relatório, utilize alguns dos modelos que deixamos como referência abaixo. Veja algumas opções de modelos de relatório de estágio que você pode usar como referência:

Abaixo, você confere fotos de partes de um relatório, veja como ele pode ser desenvolvido de diferentes maneiras, depende de como a sua universidade vai cobrar:

 

 

 

Leave a Reply