10 Perguntas Frequentes na Entrevista de Emprego: Saiba como respondê-las!

Sabe aquelas perguntas frequentes na entrevista de emprego mas que são decisivas para sua contratação? Mesmo já sendo esperada, ainda deixa muitos candidatos perdidos sobre o que responder. Para evitar que isso aconteça, vamos te esclarecer tudo sobre as perguntas frequentes na entrevista de emprego e como você deverá respondê-las para se dar bem e se destacar!

Perguntas Frequentes na Entrevista de Emprego

Perguntas Frequentes na Entrevista de Emprego

Perguntas Frequentes na Entrevista de Emprego

Não importa se a empresa é de pequeno ou grande porte, se o cargo em questão é de nível médio ou superior, na hora da entrevista, as perguntas já são esperadas pelos candidatos. Mesmo sendo já de costume encontrar questões como essas que veremos a seguir, em uma entrevista de emprego, muitos candidatos ainda ficam perdidos em saber o que responder.

Verifique Vagas Abertas:
SINE Uberlândia
SINE Belo Horizonte

São perguntas “clichês” mas são elas que selecionam o melhor candidato para o cargo. A honestidade deve vir a cima de qualquer coisa, pois não adianta tentar uma vaga no emprego em que você não foi honesto nas suas respostas, o que significa que você não se encaixa com o método da empresa e do cargo pretendido. 

0

Não há uma regra para respondê-las. É preciso que você adapte às respostas ao estilo da empresa e a sua situação. Cada entrevistador tem uma expectativa em relação a cada pergunta. Por isso, nada melhor que respondê-las com sinceridade. Ter um auto conhecimento garante respostas honestas, e por consequência a conquista da vaga ofertada. 

Confira a seguir as  perguntas frequentes na entrevista de emprego e como você deverá respondê-las de acordo com o estilo da empresa e seu perfil profissional:

Fale sobre você

Essa é a chave para as outras perguntas. Mesmo a pergunta sendo tão abrangente, o intuito do entrevistador é esse mesmo, que você conte o possível sobre você, porém que seja sucinto. Mas, nem tudo você precisa contar, pois o que realmente irá interessá-lo são apenas 3 assuntos em que você pode discorrer:

  • Trabalho: conte as empresas que você já trabalhou como foram importantes para seu desenvolvimento, sempre em relação ao lado positivo da empresa.
  • Conquistas: fale o que você já conquistou, todas as suas realizações 
  • Metas: além do que você já conseguiu alcançar, agora é hora de falar seus objetivos futuros, suas metas para sua vida profissional e pessoal. 

Quais seus pontos fortes?

Muito cuidado para não ser muito autossuficiente neste momento. Fale das suas qualidade com convicção, porém, conte uma história ou um fato que fale das suas qualidades, algo que você fez na empresa para solucionar algum problema e como trabalhou e equipe.

Lembre-se que suas qualidades devem sempre estar voltadas para o que é pedido para o cargo. Se for um cargo de chefia, defina suas qualidades como um bom líder que não se abate por problemas, mas que o resolve juntamente com  a equipe.

Caso a vaga seja para um cargo subordinado, fale das suas habilidades e como elas somam para a empresa e sobre sua boa comunicação e interação no trabalho em equipe. 

Quais seus pontos fracos? 

Para responder essa pergunta, a maioria dos entrevistados “disfarça” a qualidade com defeito. Por exemplo, você diz que seu ponto fraco é ser muito exigente consigo mesmo. Isso não é fraqueza.

Certo que, você não vai dizer que seu ponto fraco é dormir demais e se atrasar para o trabalho, mas você pode mostrar ao entrevistador que você tem fraquezas e em seguida mostre como você trabalha com isso para que  não afete seu convívio com a equipe. 

Onde você se vê daqui a 10 anos? 

Definitivamente você deverá responder que se imagina com experiências e conquistas junto com a empresa. Mostre como você está interessado em dar seu melhor para crescer com a empresa e construir uma carreira sólida e que renda frutos. 

Qual seu maior sonho? 

Essa pergunta é de autoconhecimento. Você deve saber quais suas perspectivas e metas e qual você tem como prioridade. 

Como encara os obstáculos?

Mostrar mais uma vez suas qualidades de trabalho em equipe para a resolução de problemas é essencial para confirmar sua habilidade. Conte as experiências que você já teve em outros empregos e o que fez para solucionar. 

Tipo de pessoa você tem dificuldade de se relacionar/trabalhar?

Fale pontos negativos que atrapalhem o andamento da empresa, ou que deixem o clima pesado, como: pessoas egoístas, arrogantes, irresponsáveis. 

Por qual motivo você saiu do último emprego?

Se o motivo de você ter saído foi por desentendimento entre você e o chefe ou algo negativo da empresa, jamais fale. Diga que você saiu em busca de uma companhia com melhores recursos e este lugar é a empresa em que você está concorrendo a vaga. 

Qual sua expectativa de salário?

Esse é outro item que você deve saber antes da entrevista. Pesquise sobre o cargo e a média salarial oferecida. Na hora de responder, diga algo um pouco acima da média, mas mostre que pode ser negociado, e deixe claro que a oportunidade de trabalhar na empresa está a cima do que você pode receber, e que tem certeza que a empresa pagará um valor justo por sua dedicação. 

Por que você merece esse cargo?

Essa é a hora de você mostrar que conhece sobre a empresa e sobre o cargo em questão. O que interessa ao entrevistador é se você realmente sabe algo sobre a companhia para medir o seu interesse e esforço para conseguir a vaga. Por isso, antes da entrevista, pesquise a missão e valores da empresa e detalhes do cargo.

Explane também como você atende bem aos requisitos da vaga.

Siga nossas dicas e conquiste seu futuro emprego!

00

Leave a Reply