Primeira Entrevista de Emprego: Como se Comportar, Dicas

É a sua primeira entrevista de emprego, você não tem experiências profissionais no currículo e nem sabe o que vai vestir? Respire e vem com a gente saber como se comportar na sua primeira entrevista de emprego.
Você também não precisa decorar cada frase que vamos apresentar, são apenas dicas para você ficar menos inibido diante do selecionador.

Primeira Entrevista de Emprego curriculo

Primeira Entrevista de Emprego

Primeira Entrevista de Emprego

Quem está na escola, cursinho e nunca trabalhou na vida, tem uma linguagem mais informal, cheia de gírias e talvez, por isso, fique travado na hora de falar. Mas, não precisa preocupar-se, o recrutador só quer conhecer você melhor.

Primeira Entrevista de Estagio

Pode ficar nervoso, em geral os recrutadores entendem e fazem uma entrevista mais leve, com algumas perguntas para identificar se você está preparado para ocupar a vaga.

Nesta entrevistas podem acontecer testes escritos, dinâmicas em grupo e uma entrevista. Então preste atenção nas dicas de comportamento.

As Principais Dicas para a Primeira Entrevista de Emprego

Você recebeu o convite para a sua primeira entrevista de emprego e tem alguns dias para se preparar. O que fazer?

  • Reveja a Vaga

Tenha certeza qual foi a empresa e as atribuições da vaga que você enviou, depois pense por que você se candidatou.

  • Qual é a Empresa e com o que Trabalha?

Sabemos que você quer um emprego urgente, mas, veja se você está no perfil desejado. É um escritório? Loja? Empresa governamental?

Entenda como as pessoas trabalham lá, o que vestem e suas atividades. O Google e o Facebook oficial da empresa serão boas ferramentas.
Veja também o local com antecedência, não se atrase de forma alguma, espere a hora da sua entrevista já no local. É sério, atrasos não são legais.

  • Como me vestir para a primeira entrevista de emprego?

Cores neutras ou coloridas? Se a empresa for no ramo de criatividade como agências de publicidade, ponha uma corzinha. Mas, se forem locais mais formais, opte por uma blusa básica com mangas.

Primeira Entrevista

Meninos
Nada de bonés, chinelos, bermudas, regatas, correntes grandes e, em alguns casos, brincos.

Meninas
Sem decotes, roupas muito justas, saltos barulhentos, roupas estravagantes. Muita maquiagem e perfume podem te deixar fora desta vaga.

Higiene pessoal, sempre. Cabelos arrumados/ cortados, unhas e roupas limpas para que você se sinta confortável.

Como me comportar na entrevista?

Leve o seu currículo atualizado, com ele o recrutador começará a conversa.

Com experiencias ele vai perguntar sobre o cargo e empresa. Caso tenha, seja ético e não fale problemas pessoais como “Não gostava do meu chefe” ou coisa do tipo.

Sem experiencias, fale sobre o que você estuda, projetos acadêmicos, participações em voluntariado e em coisas relevantes para o seu desenvolvimento profissional.

  • Mostre os Resultados Conquistados

Na sua turma de amigos ou na sala de aula, você já fez um projeto que beneficiasse a todos? Com trabalhos em equipe como uma Campanha de arrecadação de alimentos? Se sim, conte. Se não, prossiga quando for perguntado.

Primeira Entrevista de Emprego dicas

  • Tempo nas Respostas

Seja objetivo nos resultados, não conte como foi todo o seu dia até achar a solução. Seja breve, nada de 5 minutos falando sem parar. Mas, acompanhe o ritmo do recrutador e repare se ele quer, ou não saber mais.

  • Postura Profissional

Seja você mesmo, sem personagens. Existem pessoas comunicativas, tímidas, simpáticas, curiosas e reservadas, provavelmente o recrutador conhecerá através de seus gestos e como fala.

Mantenha uma postura profissional, sem muitas piadas, gírias ou intimidades.

A mentira também é algo que reprova milhares de pessoas, grande parte das empresas pesquisam sobre o candidato previamente, então, nada de mentir. Nem na primeira entrevista de emprego e em nenhuma outra.

  • Tipos de Pergunta 

 Na primeira entrevista de emprego, você escuta coisas como:

  • Por que você quer trabalhar aqui?
  • Quais seus pontos fortes e fracos?
  • Gosta de trabalhar em equipe?
  • Quais são seus objetivos?

Respostas como ” preciso do salário”, “perfeccionista”e “nervoso”, podem te fazer dar adeus as vagas.

Por fim, agradeça pela entrevista, não esqueça!

Primeira Entrevista de Emprego Como se Comporta Dicas.

Haja naturalmente, tente responder para você mesmo as perguntas mais frequentes e boa sorte.

Leave a Reply